"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

1.9.05

Uma aventura no Desemprego!

Hoje foi um dia muito importante para mim.Pela primeira vez fui pedir o subsídio de desemprego e pela primeira vez me introduzi neste mundo burocrático!
Acordei perto das 7h 30 da matina para poder estar na segurança social à hora de abertura desta para tirar a senha...Tinham-me dito que perto das 12h acabavam as senhas!
E assim foi.Depois de uma noite muito mal passada, cheia de cólicas e mal dormida, lá me levantei tipo zombie e fui ter com o meu amigo Patrick aos Restauradores!
Propus a mim própria algo diferente do usual:Andar de metro!
A aventura começou aqui...o metro têm cada vez mais estações e eu já não andava de metro pelo menos desde que fui para Santa Maria em Setembro do ano passado!
Tive mudar de estação 2 vezes.Entrei na linha amarela e tive que apanhar depois a azul!?
Cheguei ao pé do Patrick para recebermos as senhas e qual não é o nosso espanto quando a senhora da segurança social nos diz que primeiro temos que ir ao centro de emprego fazer a inscrição.Da-se....não podiam ter dito isto na escola ou nos telejornais!
Lá fomos nós para o centro de emprego e cada um para o seu porque temos área de residência diferente.
Eu sou na 5 de Outubro e ele é no Conde Redondo!
Para não apanharmos uma seca separados, decidimos que um ia com o outro...pior a emenda que o soneto!
Ele tinha 26 pessoas à frente logo às 9 da manhã...Decidimos então deslocar-nos ao meu(é só subir uma rua e andar bués - diz o Patrick).Cheguei lá e a minha senha tinha um número menor que o dele!Nesta altura pensámos separar-nos e o primeiro a estar despachado ia ter com o outro...Enquanto esperei pela minha vez, 20 pessoas à frente, fui trocando sms com os amigos 91, visto ter 1500 mensgens de borla!Acordei o pessoal todo a com um texto surreal que fez rir o pessoal...claro, quem está no desemprego so pode rir ou fazer rir!?
Passado uns 40m lá fui atendida por uma senhora que gostou tanto de mim que ate me ofereceu uma café, lol!
Sendo que fui a primeira a despachar-me(há duvidas que as mulheres são muito mais eficientes do que os homens?)fui de encontro ao Patrick no Conde Redondo...Ou seja descer tudo o que tinha subido antes!
Mas a descer todos os santos ajudam lá diz o ditado e eu que não queria que o meu amigo esperasse por mim...decidi então ir de rabo!
Dei um espalho no meu meio do passeio a descer para a rua de Santa Marta, que devo ter andado 50 m de cu!So me estava a dar vontade de rir...E que quanto mais tentava parar com os sapatos mais escorregava!Tenho o cuzinho feito em pedra da calçada!Nada que um desempregado ache anormal, certo?
Cheguei ao pé do Patrick a rir sozinha e mal conseguia contar o que me tinha acontecido...Ele ainda não tinha sido atendido e eu decidi ir comer um bolo de coco e beber um leite vigor, sim porque ser desempregado não implica que tenhamos que passar fome...por enquanto!
Dali fomos novamente para a loja do cidadão, tentar a sorte com a senha para a segurança social!Como foi antes das 12h conseguimos umas senhas com os números 161 e 162!Ia só no 108!Foi mais um fartote de rir na loja do cidadão, entre subir e descer escadas e lá voltei a cair porque tropecei em mim própria!
Perto das 13h30 fomos atendidos....mas eu ainda tinha um outro calvário!
Como estava desempregada e tinha trabalhado nos Açores a senhora com um ar um pouco simpático disse-me:Minha filha o melhor que têm a fazer e se quer comer antes de Dezembro vai aos correios e envie isto por carta registada para a segurança social de lá"!Desculpe??Perdão?Eu ainda ia gastar dinheiro a enviar aquele monte de papéis que tinham vindo de lá, para lá outra vez?????"Estava quase verde...de raiva e espanto!
Conformada com a situação mas deveras chateada decidi ir saber quando recebia o IRS e fiquei muito contente quando a senhora me informou que a 2.ª fase ainda nem estava a pagamento!
Queria matar a mulher, esganar o Patrick e fugir até a lua!
Vou estar desempregada, não posso trabalhar e o IRS não sei quando recebo?!
Alguém têm sugestões do que possa fazer para ganhar a vida????

Nenhum comentário: