"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

27.9.07

Jacinto Rodrigues - Artista Plástico em Porto da Cruz

Para ver...

"O artista plástico madeirense Jacinto Rodrigues apresentou ontem, trabalhos numa exposição de escultura inaugurada ontem, pelas 20 horas, no Centro Cívico do Porto da Cruz.


(Húmus)

A mostra integra-se nas comemorações do 430º aniversário da freguesia. De acordo com Jacinto Rodrigues, a intervenção que realiza naquele espaço abrangerá duas salas, um corredor e uma entrada. "Na sua maior parte, são peças elaboradas em madeira, havendo também alguns trabalhos em mármore". A inspiração geradora destas obras circulou, segundo o próprio artista, em torno de referências "à ideia do orgânico, do vegetal". O escultor considera que os trabalhos elaborados agora, "embora se trate, na sua maioria, de peças novas", se enquadram de modo coerente na linha das formas que tem vindo a pesquisar, e nas quais procura explorar não só uma ideia de movimento primordial, como uma aproximação a formas relacionadas, de algum modo, com a natureza (como os seus já bem conhecidos cogumelos). Formas suaves, caracterizadas pela leveza, mas às quais confere grandes dimensões, ampliando-as desmesuradamente e trabalhando-as, geralmente, em materiais pesados como a pedra. Deste modo, o artista costuma estabelecer um jogo entre o leve e o pesado, entre a suavidade a dureza. Nesta mostra, há uma peça de parede, uma instalação com cinco peças em madeira e ferro, uma instalação de três peças em madeira numa parede, outra peça de madeira na entrada e uma outra instalação de três peças, num corredor; finalmente, há uma instalação com dezanove peças, numa sala."

In - Luís Rocha, DN da Madeira de 26/09/07.


(Mesa de Jacinto Rodrigues)

Eu tive oportunidade de ir à inauguração ao Porto da Cruz, e as peças que vi são fantásticas. Aqui ficam o exemplo de algumas, sendo que todas se encontram à venda no centro Cícivo de Porto da Cruz.
(Tango)

no Centro Civico de Porto da Cruz!

Nenhum comentário: