"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

21.4.04

cravo 25 de Abril"Todos os anos têm um mês de Abril e todos os meses de Abril têm um dia 25.
Porém, o dia 25 de Abril de 1974, foi um dia especial para os portugueses.Porquê?Porq ue o país e os seus habitantes voltaram a viver em liberdade, depois de quase 50 anos de tristeza e solidãp.
Eu tenho a certeza que em casa ou naescola já te falaram do 25 de Abril, mas não sei o que te disseram sobre o su significado e a sua importência para vida em Portugal.(...).
O dia 25 de Abril de 1974 vale por si mesmo, ou seja, por aquilo que aconteceu nessas 24hs históricas.Mas vale principalmente, por aquilo que acabou e por aquilo a que deu início.(...).E também hás-de perguntar: e não houve erros? Claro que houve muitos e foi natural que assim acontecesse.
É sempre assim quando se vive em democracia e em liberdade(...). De tudo o que aconteceu e da festa que esses dias representaram, ficou o fruto que tanto tu como eu, apesar de idades diferentes, tanto gostamos de saborear. Falo-te da LIBERDADE!!(...).
Então o que podemos fazer pelo 25 de Abril para que não seja apenas uma data no calendário? Embora com poucas certezas, respondo-te que nunca te esqueças da Liberdade, que é, antes de mais nada, o respeito pelos outros e o respeito que os outros nos devem em função dos nossos direitos.(...).
A tua liberdade, a nossa liberdade, custou muitos anos de prisão, muitos sacrifícios, muitas mortes e muitas dores...Hoje tens na tua mão um, tesouro que por vezes nem te apercebes e que se chama...LIBERDADE.
Usa-a da melhor maneira, respeitando todos aqueles que durante quase 50 anos o guardam para ti e para os teus filhos.
Quando te lembrares daqueles que fizeram a liberdade, a melhor homenagem que podes prestares a eles, é pegares num cravo( flor do 25 Abril), põe-te num copo de água, no parapeito da janela...E o cravo só murchará quando não respeitares a liberdade que ele representa!!.(...).

in - Adaptado de "O 25 de Abril contado ás crianças...e aos outros"; José Jorge Letria!

Este é o texto que eu costumo dar aos meus alunos do ensino básico para comemorar o 25 de Abril.Antes de qualquer interpretação menos positiva da parte de quem lê o meu blog, quero dizer-vos que sou uma filha da revolução e que independemente da minha cor política gozo este dia com bastante emoção.Afinal a Liberdade que temos de poder dizer o que nos vai na cabeça, de poder dizer o que não concordamos, de o podermos fazer sem sermos escutados e também de nos poderem criticar sem serem castigados e algo a que dou muito valor.
A minha mãe fez questão de me explicar isto tudo...

Por isso, tento transmitir aos meus alunos o conceito de Liberdade e o dia em que isso se tornou possível.
Para mim o 25 ABRIL É SEMPRE!

Nenhum comentário: