"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

17.12.03


Três meses depois...
Hoje foi o último dia de aulas do 1.º período!
É verdade que por vezes o tempo passa a correr.

Há 2 meses pensava:ainda falta tanto até ao Natal!
Hoje houve festa na minha escola:Festa de Natal!
E neste dia que podemos estar com os alunos...
Podemos fazer parte do grupo deles, saber quem são
os namorados/as, que preoblemas têm, que professores
gostam mais e menos....Enfim somos jovens como eles.
E neste dia que podemos tocar-lhes, dizer uma piada,
comentar as unhas pintadas, o cabelo à pintas....
E neste dia que sabemos o quanto gostam de nós,
mesmo que na sala de aula tenhamos que ser agressivos,
implacáveis, rigidos, exigentes....e compreensivos!
E neste dia, que percebemos que todos se querem sentar
ao nosso lado, querem mexer no porta-chaves(boneco),
querem "ter-nos"como AMIGOS!
E neste dia que gritam pelos professores que mais admiram.
com quem têm mais empatia,por quem têm "adoração"!
Hoje....ouvi muitos alunos a chamarem por MIM!
Hoje....vi muitos alunos a sorriem para MIM!
Hoje....percebi o quão importante é olharmos para eles!
Mesmo com as dificuldades que os nós(professores)nos
deparamos:horários pequenos, substituições temporárias,
aulas dispersas pela semana, furos entre as turmas....
Instabilidade docente, falta de verbas, falta de apoios...
Alunos que gritam, que agridem, que insultam colegas,
que não sabem escrever, ler, ouvir....
Por vezes apetece "meter atestado"!Desaparecer,
arranjar forças, energias novas!
Mas...olho em redor e vejo aqueles professores mais
experientes, sempre com um sorriso na cara, prontos
a ajudar os que estão pela 1.º vez na escola, na profissão.
Têm iniciativas, acreditam nos alunos....
Os professores novos parecem "baratas tontas";
eu própria, no meu 1.º ano depois do estagio foi....D!
Como é possivel que não me tenham dito que
os papeis que apanhamos dos alunos a nosso
respeito devem ser logo deitados para o lixo,
e não mostrados a nenhum colega?
Como sabemos preencher uma folha de Registo
de Ocorrências"?Como sabemos lidar com todos
os alunos, pessoas tão diferentes?!
Eu aprendi....as aulas em "U"são a melhor
estragégia para "captar"a atenção deles!
As aulas no "patio" são importantes para lhes
mostrar coisas diferentes!
As aulas de trabalho de grupo são óptimas
para aprenderem a respeitar o colega!
As aulas.....As aulas....As aulas....
As aulas são à medida do Professor!
Eu só quero que nas minhas aulas, os meus
alunos saibam que podem contar comigo,
que podem aprender, que podem crescer...
Eu apenas quero que os meus alunos
um dia.....se lembrem da Professora de GEOGRAFIA
!
Para o ano posso não ter colocação, mas este
ano.....vou dar o meu melhor!

Para todos os Professores...Tudo de BOM!

Nenhum comentário: