"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

23.1.04

Hoje quero escrever imensa coisa...Nem sei por onde começar, o que escolher...
Ok!Fiz greve, pois acho que é nesta altura que tenho de lutar pelos meus ideais e não quando já for efectiva!
Acho que o ensino em Portugal está nas "ruas da amargura"!Aulas com mais de 24 alunos, salas de aulas que gelam as mãos, pés e os narizes durante o inverno,ou onde assamos no verão, pois não existem cortinas ou estores....
Congelamento na progressão da carreira a partir do 8 escalão, incerteza nas colocaçãos, novas regras de concurso sem
explicações, penalizações de 3 anos se desistirmos da colocação no Açores....que é deveras estranho visto fazermos parte do mesmo país!
Não há ajudas ou subsdídios para os professores que ficam com horários incompletos e longe da área de residência, tendo que nessas situações alugar casa ou quarto, alimentar-se e de vez em quando ir visitar a família!
Criou-se o quadro de zona pedagógica, como uma "espécie" de efectivação numa área, pois os quadros de escola além de estarem completos chegam mesmo, nomeadamente em Lisboa a terem vagas negativas...
Nos QZP os professores ficam efectivos numa área e durante o tempo que não conseguirem lugar num quadro de escola podem ficar em todas as escolas dessa área.Até aqui tudo bem o importante é ficar colocado!
Eu falo por mim, que todos os anos corro para o país inteiro e para os arquipélagos no sonho de uma colocação...
Adoro ensinar, adoro o contacto com os alunos, adoro o barulho da sala de aula, dos intrevalos...Adoro até as conversas nas salas de professores....Mas nunca sei se vou ter um "lugarzinho"!
Desde que acabei o estágio nunca tive horários completos, logo a minha classificação não consegue ser muito elevada, tendo em conta os alunos que saem das ESE's com notas altas e sem tempo de serviço conseguem ficar numa posição vantajosa!
O novo sistema de colocações para este ano vai ser um "fartote", pretendem que façamos as candidaturas por internet...
Sempre que penso nisto lembro-me da confusão que foi no ano passado para sabermos as colocações....ninguém conseguia aceder a internet e tinhamos um prazo para nos apresentarmos na escola!Tb o sistema por SMS não foi muito feliz, pois as respostas chegaram 2/3 dias depois de nos termos apresentado!....
Se pensarmos que vão ser 27 mil professores a concorrer via net,no fim deste mês e príncipio do outro....estão a imaginar
como o sistema vai estar lennnnntoooooo.....
Claro que isto só traz vantagens para o Ministério de Educação, assim poupam alguns euros, pois não vão necessitar de ter uma equipa de pessoas entre Junho e Agosto a digitar os dados dos impressos da Casa da Moeda!Ficam também libertos de qualquer responsabilidade no caso dos enganos, pois são os próprios profs a digitar os códigos de escola e de horários....mas até aqui, eu não me chateava!Grave vai ser os professores que estão "distantes" da net e nem sequer possuem computador/net em casa!
Durante não sei quantos anos, limitavam-se a comprar o papel na imprensa nacional da casa da moeda e já sabiam como o deviam preencher, bastava tirar fótocópias ou adquirir o livro de códigos e em casa decidir a ordem a colocar....
Fácil, não era?Mas este ano não vai haver à venda nenhum livro de códigos, também é necessário imprimir da internet....
Mais uma vez, 27 mil profs a tentar imprimir a tempo e horas um "livro" cheio de códigos de escola(que todos os anos, aparecem novos ou desaparecem escolas)e códigos de horários...Não quero sequer pensar....
Só espero conseguir enviar o meu bolhetim a tempo e horas!
Já fui a manif, afinal se fiz greve não era para ir ver montras no shooping...o que acontece na maior parte das vezes!?!
Sou contra às greves à sexta-feira, acho que a imagem da classe docente e funcionários públicos fica "manchada"....
Sexta-feira é um óptimo dia para ter um fds mais comprido!Mas se querem que eu seja sincera....se não fosse à sexta, os sindicatos não tinham adesão....É pena mas e verdade!Acho que a classe docente é muito desunida...

Vou dar uma "voltinha" pelo site da DGAE - MIN-EDU, para ver se consigo imprimir já alguns códigos....

Sugestão para o Fim-de Semana:

- "lost in translation" de Sofia Copolla, com Bill Murry!Vale mesma a pena ver.Eu vi ontem e adorei, é um filme com uma ingenuídade fantástica(outro dia alguém me chamou ingénua!), com uma imagem sobre o Japão diferente da que estamos habituados e sobretudo é uma história de amor num lugar estranho.....


Nenhum comentário: