
Não via esta minha Tia (Lélé) pelo menos há 5 anos...lembro-me que a última vez que vi foi no dia que comemorou 80anos e que o meu pai e outro sobrinho( Carlos Manuel) organizaram um almoço com os todos sobrinhos( éramos perto de 30, em vários graus, claro)e foi uma tarde muito bem passada.Lembro-me da minha tia neste almoço....
Serena, muito bem arranjada( como sempre) e contente por estarmos todos ali reunidos.
Depois a vida leva-nos para outros lados...e achamos que vamos ter sempre um tempo para fazer "aquilo", para ver o tal amigo/familiar e que essa pessoa vai estar sempre ali, quando nós tivermos o nosso "tempinho".
Lembro-me das inúmeras vezes que pensei..."no Verão vou uma tarde ver a minha tia"..."no natal ligo-lhe"; na Páscoa envio um postal da Madeira" e por ai....mas a vida arrasta-nos e sem nos apercebermos perdemos orportunidades, afastamo-nos dos nossos objectivos(iníciais) e nem pensamos o quanto importante podemos ser para as outras pessoas:(
Fazemos isso com os amigos!Nomeadamente com os que vemos com menos frequência...começamos primeiro por falar menos ao telefone, depois passamos a enviar e-mails, e mais tarde uns sms em datas específicas.... Posteriormente a vida volta a levar-nos para outras bandas.Com sorte temos aqueles amigos que também nas vidas deles, nos colocam como prioridade e vao insistindo e nós vamos reagindo. Eu sou uma dessas amigas...Tipo lapa!Há amigos que são tão importantes como familiares...e isso não é errado, porque ao ,longo da vida, passamos mais tempo com esses do que com a família.É A VIDA.
Hoje....lembrei-me que perdemos muitas oportunidades por deixar as coisas "andar", por não tomarmos as decisões nos momentos exactos, por não dizermos às pessoas o quanto elas são importantes para nós, que nos fazem faltem, que temos saudades e que gostamos delas.
Desde que a minha descobriu que tinha um linfoma folicular,despeço-me sempre dela com "náo te esqueças que eu gosto de ti ou envio uns sms ( depois de por vezes "atrofiarmos", que não é mais que relação de mão e filha) a dizer"Hoje acordei com saudades tuas".
Porque assim como a vida nos dá oportunidades, também nos tira e por vezes se não estabelecermos prioridades( e temos que as ter, para nos organizarmos, para que a vida vá correndo devagar e sem grandes precalços) podemos perder muita coisa...um momento, aquela pessoa, aquele sorriso!
Mas a morte....é apenas a passagem para um outro lado ( como me escreveu o mingos no sms)e que nesse lado há outra vida que desconhecemos mas que, quem sabe até pode ser boa.
A minha Tia Lélé faleceu....da família do meu pai, é a última. Restamos três ( eu, mano e pai)no geral e nos casamentos, baptizados e funerais( como este) aparecerem os primos( aqueles que não vimos há anos....os tios.....os sobrinhos....pessoas que já nem sabemos o nome... )
Mas cumprem-se os rituais, guarda-se a memória e CELEBRA-SE A VIDA, a nossa deste lado e a da minha querida Tia dum outro lado, quem sabe diferente deste...Adeus Tia:)Um chi-Coração
6 comentários:
Tributo Lindo!
Um xi-coração para ti!
Cheguei a conhecer a Tia Lélé...
Uma senhora muito querida.
Beijocas grandes, os meus sentimentos para ti e o teu pai .
Está um texto muito sentido e real. Agradece à Sandra as palavras bonitas que dedicou à Tia.
Olá Pai! Ainda não aprendeste a náo ser anónimo?!Tens de selecionar a opção outro e colocar o teu nome e deixar em branco URLL...ok?
A Sandra quando passar aqui vê o teu agradecimento.
Eu quero agradecer a todos...mesmo aqueles que não escreveram mas ligaram.
Chi-coração gigante e até breve*Su
Bem, com a ajuda do mano vou tentar enviar outra vez!!!!
Agora já foi ... sozinho!!! Sou um bom aluno !!!
Postar um comentário