"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

19.6.10

Adeus José Saramago...

Esta será a imagem que no futuro recordarei, para sempre, o nosso Nobel Literário:


"Bastar-te-ás a ti próprio enquanto puderes aguentar, depois confia-te a quem mereces, melhor se esse for alguém que te mereça" - In jangada de Pedra
Ontem, quando soube da morte de José Saramgo, estremeci...
Lembrei-me inevitavelmente da sua "zanga" com o nosso país, da dificuldade que tive em ler alguns dos seu livros e de comprar constatemente os Cadernos de Lanzarotte para a minha mãe ler, que consumia e consome livros como as pessoas de ar!
Lembro-me de ter começado por ler a "Jangada de Pedra", de ter tentado ler " O Evangelho segundo Jesus Cristo" e de o não ter terminado, pois na altura não tinha conhecimentos suficientes para compreendê-lo e de ter lido uns anos mais tarde "Levantado do Chão"do qual fiquei fã e ainda mais amante do Alentejo.
Tive oportunidade de ver os dois filmes adaptados dos livros para o cinema e rendi-me ao "Blindness" ou Ensaio sobre A Cegueira.
Perdemos um grande HOMEM, alguém com sentido justo e coerente das suas opções de vida, crítico e inconformado com o que o rodeava e sobretudo com este nosso País à deriva.
Até logo Saramago.

Nenhum comentário: