"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

14.6.06

De luto e de greve pela Educação!

Estou de greve!
Mais uma greve de professores agora contra o novo Estatuto da Carreira Docente!
Não quero acreditar que todos estes anos que tenho trabalhado, quando entrar na carreira(sabe-se lá quando)não vão contar!
Não quero acreditar que sendo contratada( e de ano para ano me assemelhe a um nómada)pode o meu trabalho ser pago a recibos verdes!
Não quero acreditar que haverá apenas 2 tipos de professores - Titulares(com 18anos de serviço efectivo)e os simples(na carreira) e eu seja apenas um individuo que colmata as necessidades!
Não quero acreditar que vou ser avaliada pelos pais, quando na maioria estes nem comparecem à escola para saber da situação escolar do seu educando!
Não quero acreditar que tenho que fazer um novo ano de estágio( que já foi feito) e uma prova nacional, passando portanto um atestado de incompetência às Universidades!
Não quero acreditar que não posso ser mãe( para que servem então os incentivos à natalidade)sob a pena de não progredir na carreira!
Não quero acreditar que se tiver um furo a caminho da escola( e como não estava previsto)posso vir a ter a falta injustificada porque não avisei com 5 dias de antecedência e não deixei o plano de aula!
Não quero acreditar que quem já investiu numa formação ao nível do Mestrado, não seja sequer contabilizado ou reduzido nos anos de serviçi de um escalão!
Não quero acreditar que tendo mais de 18 anos de serviço(em escolas por vezes muito complicadas)não possa aceder a professor titular porque existe uma espécide e números cláusus( 30% apenas podem candidatar-se)!
Não quero acreditar que vou ser avaliada pelo taxas de abandono escolar e de insucesso, quando os principais intrevenientes desta situação nem sequer comparecem à escola?
Enfim....não quero acreditar que a minha profissão está a ser tratada abaixo de cão!

Nenhum comentário: