Para ver...
"O artista plástico madeirense Jacinto Rodrigues apresentou ontem, trabalhos numa exposição de escultura inaugurada ontem, pelas 20 horas, no Centro Cívico do Porto da Cruz.
(Húmus)
A mostra integra-se nas comemorações do 430º aniversário da freguesia. De acordo com Jacinto Rodrigues, a intervenção que realiza naquele espaço abrangerá duas salas, um corredor e uma entrada. "Na sua maior parte, são peças elaboradas em madeira, havendo também alguns trabalhos em mármore". A inspiração geradora destas obras circulou, segundo o próprio artista, em torno de referências "à ideia do orgânico, do vegetal". O escultor considera que os trabalhos elaborados agora, "embora se trate, na sua maioria, de peças novas", se enquadram de modo coerente na linha das formas que tem vindo a pesquisar, e nas quais procura explorar não só uma ideia de movimento primordial, como uma aproximação a formas relacionadas, de algum modo, com a natureza (como os seus já bem conhecidos cogumelos). Formas suaves, caracterizadas pela leveza, mas às quais confere grandes dimensões, ampliando-as desmesuradamente e trabalhando-as, geralmente, em materiais pesados como a pedra. Deste modo, o artista costuma estabelecer um jogo entre o leve e o pesado, entre a suavidade a dureza. Nesta mostra, há uma peça de parede, uma instalação com cinco peças em madeira e ferro, uma instalação de três peças em madeira numa parede, outra peça de madeira na entrada e uma outra instalação de três peças, num corredor; finalmente, há uma instalação com dezanove peças, numa sala."
In - Luís Rocha, DN da Madeira de 26/09/07.
(Mesa de Jacinto Rodrigues)
Eu tive oportunidade de ir à inauguração ao Porto da Cruz, e as peças que vi são fantásticas. Aqui ficam o exemplo de algumas, sendo que todas se encontram à venda no centro Cícivo de Porto da Cruz.
(Tango)no Centro Civico de Porto da Cruz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário