"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

10.7.09

1000 Post - "Eu quero ter uma vida boa"


"Se te dizem que faças o que quiseres, a primeira coisa que parece aconselhável é que penses com tempo e a fundo o que é aquilo que queres. Apetecem-te com certeza muitas coisas, amiúde contraditórias, como acontece com toda a gente: queres ter uma boa mota, mas não queres partir a cabeça no asfalto; queres ter amigos, mas sem perderes a tua independência, queres ter dinheiro, mas não queres sujeitar-te ao próximo para o conseguires, queres saber coisas e por isso compreendes que é preciso estudar, mas também queres divertir-te, queres que eu não te chateie e te deixe viver à tua maneira, mas também que esteja presente para te ajudar quando necessitas disso, etc.
Numa palavra, se tivesses que resumir tudo isto e pôr sinceramente em palavras o teu desejo global e mais profundo, dir-me-ias "Olha, pai, o que eu quero é ter uma vida boa."Bravo!
O prémio para este senhor"Era isso mesmo o meu conselho: quando te disse "faz o que quiseres", o que, no fundo pretendia recomendar-te é que tivesses o atrevimento de teres uma vida boa(...)
Queres ter uma vida boa:magnifico. Mas também queres que essa vida boa não seja a vida boa de uma couve - flor ou de um escaravelho, com todo o respeito que tenho por ambas as espécies, mas uma vida humana boa. É o que te interessa, creio eu. E tenho a certeza de que não renunciarias a isso por nada deste mundo. Ser-se humano, já o vimos antes, consiste principlamente em ter relações com outros seres humanos. Se pudesses ter muito, muito dinheiro, uma casa mais sumptuosa do que um palácio das mil e uma noites, as melhores roupas, os alimentos mais requintados(...), as aparelhagens mais perfeitas, etc., mas tudo isso à custa de não voltares a ver nem a ser visto - nunca - por outro ser humano, ficarias satisfeito?Quanto tempo poderias viver assim sem te tornares louco? Não será a maior das loucuras queremos as coisas à custa da relação com as pessoas? Mas se justamente a graça de todas as coisas de que falámos assenta no facto de te permitirem - ou parecerem permitir - relacionares-te mais favoravelmente com os outros!(...)Muito poucas coisas conservam a sua graça na solidão; e se a solidão for completa e definitiva, todas as coisas se volvem irremediavelmente amargas.
A vida humana e vida boa entre seres humanos ou, caso contrário, pode ser que seja ainda vida, mas não será nem boa nem humana."
In - Fernando Savater - Ética para um Jovem
Hoje apetece-me pensar na minha vida...na minha vida humana...na minha vida boa!E depois, nada como uma reflexão sobre a vida, as relações humanas, os sonhos e o nossos desejos para comemorar o milésimo post:)
Eu quero uma vida humana excelente...rodeada das pessoas de quem gosto, para a poder partilhar em todos os momentos!!!

Nenhum comentário: