"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

20.11.08

Afinal...só trabalho mais 351horas?!


"Caro anónimo indignado com a indignação dos professores...

Caro anónimo indignado com a indignação dos professores, homens (e asmulheres) não se medem aos palmos, medem-se, entre outras coisas, poraquilo que afirmam, isto é, por saberem ou não saberem o que dizem edo que falam.

O caro anónimo mostra-se indignado (apesar de não aceitar que osprofessores também se possam indignar! Dualidade de critérios destenosso estimado anónimo... Mas passemos à frente) com o excesso dedescanso dos professores: afirma que descansamos no Natal, noCarnaval, na Páscoa e no Verão, (esqueceu-se de mencionar que tambémdescansamos aos fins-de-semana). E o nosso prezado anónimo insurge-seveementemente contra tão desmesurada dose de descanso de que osprofessores usufruem e de que, ao que parece, ninguém mais usufrui.

Ora vamos lá ver se o nosso atento e sagaz anónimo tem razão.

Vai perdoar-me, mas, nestas coisas, só lá vamos com contas.

O horário semanal de trabalho do professor é 35 horas. Dessas trinta ecinco, 11 horas (em alguns casos até são apenas dez) são destinadas aoseu trabalho individual, que cada um gere como entende.

As outras 24horas são passadas na escola, a leccionar, a dar apoio, em reuniões,em aulas de substituição, em funções de direcção de turma, decoordenação pedagógica, etc., etc.

Bom, centremo-nos naquelas 11 horas que estão destinadas ao trabalhoque é realizado pelo professor fora da escola (já que na escola não háquaisquer condições de o realizar): preparação de aulas, elaboração detestes, correcção de testes, correcção de trabalhos de casa, correcçãode trabalhos individuais e/ou de grupo, investigação e formação contínua.

Agora, vamos imaginar que um professor, a quem podemospassar a chamar de Simplício, tem 5 turmas, 3 níveis de ensino, e quecada turma tem 25 alunos (há casos de professores com mais turmas,mais alunos e mais níveis de ensino e há casos com menos - ficamos poruma situação média, se não se importar). Para sabermos o quanto este

professor trabalha ou descansa, temos de contar as suas horas detrabalho.Vamos lá, então, contar:

1- Preparação de aulas: considerando que tem duas vezes por semanacada uma dessas turmas e que tem três níveis diferentes de ensino, o professor Simplício precisa de preparar, no mínimo, 6 aulas por semana(estou a considerar, hipoteticamente, que as turmas do mesmo nível sãoexactamente iguais -- o que não acontece -- e que, por isso, quandoprepara para uma turma também já está a preparar para a outra turma domesmo nível).

Vamos considerar que a preparação de cada aula demora 1hora. Significa que, por semana, despende 6 horas para esse trabalho.Se o período tiver 14 semanas, como é o caso do 1.º período dopresente ano lectivo, o professor gasta um total de 84 horas nestatarefa.

2- Elaboração de testes: imaginemos que o prof. Simplício realiza, por período, dois testes em cada turma.. Significa que tem de elaborar dez testes. Vamos imaginar que ele consegue gastar apenas 1 hora parapreparar, escrever e fotocopiar o teste (estou a ser muito poupado,acredite), quer dizer que consome, num período, 10 horas nestetrabalho.

3-Correcção de testes: o prof. Simplício tem, como vimos, 125 alunos,isto implica que ele corrige, por período, 250 testes. Vamos imaginarque ele consegue corrigir cada teste em 25 minutos (o que, em muitasdisciplinas, seria um milagre, mas vamos admitir que sim, que épossível corrigir em tão pouco tempo), demora mais de 104 horas paraconseguir corrigir todos os testes, durante um período.

4- Correcção detrabalhos de casa: consideremos que o prof. Simplício só mandarealizar trabalhos para casa uma vez por semana e que corrige cada umem 10 minutos. No total são mais de 20 horas (isto é, 125 alunos x 10minutos) por semana. Como o período tem 14 semanas, temos um resultadofinal de mais de 280 horas.

5- Correcção de trabalhos individuais e/ou de grupo: vamos pensar queo prof. Simplício manda realizar apenas um trabalho de grupo, porperíodo, e que cada grupo é composto por 3 alunos; terá de corrigircerca de 41 trabalhos. Vamos também imaginar que demora apenas 1 hora a corrigir cada um deles (os meus colegas até gargalham, ao veremestes números tão minguados), dá um total de 41 horas.

6- Investigação: consideremos que o professor dedica apenas 2 horaspor semana a investigar, dá, no período, 28 horas (2h x 14 semanas).

7- Acções de formação contínua: para não atrapalhar as contas, nem vouconsiderar este tempo.Vamos, então, somar isto tudo:84h+10h+104h+280h+41h+28h=547 horas.

Multipliquemos, agora, as 11horas semanais que o professor tem para estes trabalhos pelas 14 semanas do período: 11hx14= 154 horas.Ora 547h-154h=393 horas.

Significa isto que o professor trabalhou, no período, 393 horas a mais do que aquelas que lhe tinham sido destinadas para o efeito.Vamos ver, de seguida, quantos dias úteis de descanso tem o professor no Natal..

No próximo Natal, por exemplo, as aulas terminam no dia 18 deDezembro. Os dias 19, 22 e 23 serão para realizar Conselhos de Turma,portanto, terá descanso nos seguintes dias úteis: 24, 26, 29 30 e 31de Dezembro e dia 2 de Janeiro. Total de 6 dias úteis.

Ora 6 diasvezes 7 horas de trabalho por dia dá 42 horas. Então, vamos subtrair às 393 horas a mais que o professor trabalhou as 42 horas de descanso que teve no Natal, ficam a sobrar 351 horas. Quer dizer, o professor trabalhou a mais 351 horas!!

Isto em dias de trabalho, de 7 horas diárias, corresponde a 50 dias!!! O professor Simplício tem um crédito sobre o Estado de 50 dias de trabalho. Por outras palavras, o Estado tem um calote de 50 dias para com o prof. Simplício.Pois é, não parecia, pois não, caro anónimo?

Mas é isso que o Estado deve, em média, a cada professor no final de cada período escolar.

Ora, como o Estado somos todos nós, onde se inclui, naturalmente, onosso prezado anónimo, (pressupondo que, como nós, tem os impostos emdia) significa que o estimado anónimo, afinal, está em dívida para como prof. Simplício. E ao contrário daquilo que o nosso simpático anónimo afirmava, os professores não descansam muito, descansam pouco!

Veja lá os trabalhos que arranjou: sai daqui a dever dinheiro a umprofessor. Mas, não se incomode, pode ser que um dia se encontrem e,nessa altura, o amigo paga o que deve!!!


Enviado por e-mail

9 comentários:

WOLKENGEDANKEN disse...

Mas, a serio .. Eu tambem sou professora e nao me leves a mal, mas se o professor portugues meio tem que dar só 6 (SEIS !!!!) aulas por semana e só tres (TRES !!!) niveis de ensino compreende-se a indignacao !!

Nos damos - como minimo - 18 aulas por semana com o mesmo trabalho de corregir, com reunioes, projectos, excursoes, viagens etc. etc e o secundario tem 12 niveis e tambem existe um post-secundario com 2 ou 3 niveis mais.

Francamente acho que este texto nao serve a causa dos professores

mas, um beijinho :))

"Su" de disse...

Olá!Aceito perfeitamente a tua opinião. Depende muito do professor o ano passado eu tinha 10 turmas, 197 alunos...passei o ano sem saber o nome deles todos e mal tempo tive para fazer com eles qualquer outra tipo de actividade mais lucida, porque temos que cumprir a planificação.
Dependendo da sua posiaçáo há professores que realmente sõ dão 6 aulas por semana, mas aqui referimo-nos a professores já com reduções lectivas,porque os professores contratados que tem estas horas, tem horáio incompleto.
No secundário os alunos dependendo do curso também varia o número de disciplinas, mas aqui existem disciplinas das áreas cientificas que podem chegar a ter até 6h por semana so daquela disciplina(geog; fisica; biologia, Inf, Port...).
POr aqui o máximo que podemos leccionar são 3 nivéis de ensino diferentes, que convem referir que podem ser do 2 ciclo ao Secundário e claro que também temos projectos,Apoios , Aulas de substituição e nada de viagens ou excursões porque náo há dinheiro nem transporte.
Eu para um reuniáo de avaliaçaó de final de período levo em média 12hs a preparar( 6 horas antes...para organizar material, elaborar planos de recuperaçáo, dar informações dos alunos, lançar notas, tirar faltas, etc) e mais seis horas depois a reorganizar, fazer a acta, escrever as sinteses e receber os pais...contando com as 2 horas de reuniáo dáo 14 horas!A Mim o que me menos me preocupa sáo as horas, mas sim o modelo de avaliação que é imjusto e cheio de falhas. Porque acho que devemos ser avaliados, sim,mas com dignidade, vontade e sem pressões!
E de preferência que essa avaliação fosse isenta de facor C, mas todos sabemos que se o grupo é da escola, haverá os MTO Bons( os amigos lá de casa) e o Regular quando muito Bons!
E incomoda-me a igonorânica da opinião publica quando afirma que o PROFESSOR não trabalha, porque eu trabalho e muito,e mereço ser respeitada por isso. Gosto e tenho orgulho no que faço:)
Jinhos gds:)

"Su" de disse...

Este teste não é para servir de causa, porque a causa tem a ver com o modelo de avaliação, mas apode ajudar os desentendidos a pensar antes de emitirem ou formularem juizos de valor, sobre algo que não sabem mas ouvir dizer na TV.

Anônimo disse...

O Professor portuguÊs NÂO DÀ 6 aulas por semana.
O Professor português, PREPARA, NO MÍNIMO, 6 aulas por semana.
O Professor português, tem de dar, por semana,22h de aulas + 2h de apoios+2h de reunião de disciplina+6h reuniões de Conselho de turma, além de todo o trabalho individual. Chega a passar na escola 12h por dia.. realizando, depois, em casa, o trabalho individual. já nem me refiro ao trabalho de fim de período, às planificações, elaboração de relatórios e preenchimento de grelhas que ninguem lê ou a duplicação e triplicação de informação em diferentes dossiers..
Espero ter contribuido para melhor esclarecer o quanto este texto serve a nossa causa.

Anônimo disse...

Alguém sabe onde mora o Sr. Incógnito Anónimo? Ou até o NIF do senhor??
è que ele já me deve 500 dias de salário..
pelas minhas contas, é um calote de 16666,66€..
PORRA! È Dinheiro! Podia ir ao Báltico na boa!

"Su" de disse...

A mim também me dava um jeitão...se ele se dignar a aparecer dou-lhe o meu nib!!!

WOLKENGEDANKEN disse...

Ah, eu nao duvido de nenhuma maneira que tu trabalhas, mas parece ser que voces tem uma enorme carga burocratica, mas poucas aulas.

Por exemplo "reduções lectivas" sao um lujo consideravel. Nunca ouvi falar em nenhum outro pais ao contrario do factor C que deve existir no mundo inteiro :))

O que parece é que existem em Portugal(pelo menos) duas classes de professores com direitos e obligacoes muito diferentes. E isso é para mim um grande escandalo. Mas, tu, pelos vistos, sabes aproveitar os lados positivos da vida, nao é?

:))

"Su" de disse...

Olá!Wolks!é verdade a carga burocrática que temos é tanta que por vezes acho que tirei um mestrado em relatórios e papéis do que em Geografia.
As reduções lectivas sáo para os prefessores que ja atingiram alguns anos de serviço...ate porque não podemos querer que um professor de Ed Fisica dê aulas no ginásio exemplificando com 60 anos e 10 turmas?!Ou mesmo outro professor qualquer...proque com os alunos que temos, as malcriações que ouvimos, os insultos e muitas vezes o medo dos pais que por aqui estáo quase sempre contra os professores pois não têm na maioria pulso nos miudos!
MAS SIM, tens razão...eu aproveito muito bem a vida, brincando, rindo e trabalhando muito numa profissão que gosto e dou valor!Beijinhos e cá a espero para uma visita, pode ser?

WOLKENGEDANKEN disse...

Gosto de "Wolks" :))) E referente as visitas, eu sempre encantada, vamos la ver a proxima oportunidade :))