"Me, Myself and I"

"Me, Myself and I"

30.10.07

Carta do meu Sobrinho - Jaime :)

É por momentos destes, dos passados em grupo, dos que virão cheios de crianças,
que o amor que sinto pelos meus verdadeiros amigos de há muitos anos, me faz crer
que o mundo só tem cor com a AMIZADE!


"Queridos tios, talvez não se lembrem mas hoje é um dia importante para os meus papás!Parece que faz hoje 14 anos que os papás descobriram como era bom estarem um com o outro.Eles contaram-me que vocês são um bocadinho responsáveis por esse dia.Pelo que percebi a tia Su estava mortinha para que a mamã caísse nos braços do papá... e afinal ela estava certa! Parece que também não deve ter sido muito difícil acontecer, porque o papá desde que conhecera a mamã que só pensava em ter só para si a loura mais gira que ele jamais vira! A mamã ao princípio fez-se um bocado difícil... mas acho que isso só durou umas 16 horas... Depois de se apaixonar pelo papá percebeu logo que só ele a fazia feliz daquela forma especial e assim decidiu que queria casar com ele e ter bebés também. É aí que eu entro. Estão a perceber, não é? Eu cá estou muito feliz por ter estes papás que passam os seus dias a olhar para mim embevecidos e a pensar que valeu a pena esperar tantos anos por mim. Bem sei que não deve ter sido uma espera fácil... mas acho que o resultado foi maravilhoso, não acham? Bem, era para vos agradecer, e também pedir-vos uma coisa pequenina: se eu um dia achar que estou assim um bocadinho farto de os ver só a olhar para mim posso ir ficar a vossa casa? Eu e os meus manos, claro! Não pensem que isto vai ficar por aqui! Beijinhos do Jaime!"

Obrigada Jaime pela tão bonita carta...e claro que tens um lugar nas mil e uma casas da tia Su, espalhadas por ai :)

29.10.07

Inland Empire na Casa das Mudas - Calheta


Este filme foi o colmatar de um fim de semana "Non Stop".

Começei na sexta feira com um filme de Gajas com a Eulália no Forum e terminámos no "Tuaregue Bar" a ver dança do ventre e a beber sangria branca com o estômago vazio, oferecida pelo casal Maravilha:Nuno e Vanda.

No sábado andei de fada do lar e preparei as aulas da semana(mini). Fui jantar a casa da Madalana um óptimo Caril de Gambas. O mundo é uma ervilha e lá conheci a irmão da Isabel uma colega que também leccionou na escola de Santa Maria, nos Açores:)

Depois fomos até ao Iris Pub no Caniço(onde da última vez deixei o meu maço de tabaco inteiro) e bebi um Iris Coffe, com muito Wisky.
Depois ainda deu para dar um pulo na Poncha - Number Two - para saber algumas teorias nortenhas sobre mulheres, homens e tudo o resto.

No domingo...como a hora mudou e estava na casa das mudas um filme que eu não tive oportunidade de ver em Lisboa, desafiei dois colegas( Eulalia e o Ro) para embarcar numa experiência altamente fora, num espaço espectacular, situada na Calheta - CASA DAS MUDAS - o filme Inland Empire.

A minha versão do filme é totalmente diferente da deles...aliás eu gostaria de saber se alguém tem uma versão igual a outra.A minha é esta:

A realização de um filme amaldiçoado por uns gajos polacos, que nunca foi concluído.
Dois protagonistas, vão fazer o remake desse filme, mas pelo meio a instabilidade psíquica da protagonista leva-nos por um percurso paralelo, onde aparecem mulheres numa casa a dançar, uma mulher na esquadra com uma chave de fendas espetada na barriga, uma sala com pessoas com cabeças de coelhos, uma irmã só com uma perna que matou na escola três rapazes, uma outra que tem uma peruca loira e um macaco que suja a casa toda, uma cena vermelha e depois uma conversa entre dois vagabundos sobre o percurso de um autocarro por 3,50$!!!

Em suma:

Libertem-se de todas as regras racionais, de todas exigências lógicas incutidas por anos e anos de uma educação pouco virada para a originalidade, libertem-se dos vossos pensamentos e deixem-se levar pela mão de David Lynch para mais uma roda viva de sensações. Ou, como no próprio filme, acendam um cigarro e façam um buraco na seda. Espreitem pelo buraco até se sentirem cair do outro lado.

28.10.07

Quanto tempo temos para nós???

Domingo de manhã!Aquele dia em que, antes do meio dia, já estás a pensar no dia seguinte, que é segunda feira....O domingo é aquele dia em que tens mil cenas para fazer, mas queres andar a arrastar-te entre a cama, o sofá, o computador e a televisão.
Se estiver sol talvez vás ao café, leves o jornal ou a revista e aproveitas o momento, se estiver a chover, começas a ficar deprimido, sem grandes planos e decides que tens fazer algo útil como engonhar:(
Eu nunca gostei muito dos domingos...já em miuda!Gostava da confusão da semana, dos amigos da escola, de brincar na rua. Aos domingos paracia que a minha vida parava.Não brincava na rua, tinha que conversar com a minha mãe, a casa estava sempre cheia de gente, e fazia os trabalhos de casa.
Quando cresci, o domingo era um dia também não grato!Ou estava de ressaca, ou tinha que estudar para as frequências, ou tinha os almoços de família ou quando decidi ser emancipada, trabalhei num centro comercial tinha que ir trabalhar das 15h às 23h...e o domingo passava ou a correr ou muito lentamente.
Quando fui viver sozinha os Domingos eram intermináveis...tomar o pequeno almoço sozinha era horrivel;fazer o almoço para um era terrível...refugiava-me a ler e a ouvir música e à noite via um dvd.Domingo Passado.
Quando vivemos com alguém o Domingo é diferente.Temos alguém com quem refilar, rir, embirrar....existe alguém que prova uma refeição que ficou uma porcaria, que também não sabe o que fazer, ou por onde começar e com sorte ainda conseguem ver o filme da domingo à tarde.
Ou seja....o DOMINGO é um dia estrambólico.
Mas....de há uns anos para cá, o DOMINGO, passou a ser um dia COOL!Aquele dia em que te curtes a ti próprio, que fazes o que queres, que comes o que queres, que se não quiseres ver ninguém não ves, e se quiseres ligas a alguém para um café, um cinema. Acho que a idade ajuda a perceber que temos de aprender a ter um dia só para nós...
Tenho de ir...ainda tenho esta lista para fazer!!!!
"Dizem que todos os dias temos que comer uma maçã por causa do ferro e uma banana por causa do potássio.
Também uma laranja, para a vitamina C, meio melão para melhorar a digestão e uma chávena de chá verde sem açúcar para prevenir a diabetes.
Todos os dias temos que beber dois litros de água (sim, e logo a seguir mijá-los, que leva quase o dobro do tempo que os levei a beber).
Todos os dias temos que tomar um Activia ou um iogurte para ter 'L. Cassei Defensis', que ninguém sabe exactamente que porcaria é, mas parece que se não ingeres um milhão e meio todos os dias, começas a ver toda a gente com uma grande diarreia ou presos dos intestinos.
Cada dia uma aspirina, para prevenir os enfartes, mais um copo de vinho tinto, para a mesma coisa. E outro de vinho branco, para o sistema nervoso. E um de cerveja, que já não me lembro para que era.
Se os tomares todos juntos, mesmo que te dê um derrame cerebral na hora, não te preocupes, pois o mais certo é que nem te dês conta disso.
Todos os dias tens que comer fibras. Muita, muitíssima fibra até que sejas capaz de defecar uma camisolona bem grossa.
Tens que fazer quatro a seis refeições diárias leves sem te esqueceres de mastigar cem vezes cada garfada. Ora, fazendo um pequeno cálculo apenas a comer vão-se assim de repente umas cinco horitas.
Ah, depois de cada refeição deves escovar bem os dentes, ou seja, depois do Activia e da fibra, os dentes; depois da maçã, os dentes; depois da banana, os dentes. Assim, enquanto tiveres dentes, não te podes esquecer nunca de passar o fio dental massajador das gengivas e bochechar com PLAX...
Melhor, amplifica a casa de banho e põe a aparelhagem de música lá, porque entre a água, a fibra e os dentes vais passar muitas horas (quase metade do dia) ali dentro.Equipa-o também de jornais e revistas para te pores a par do que se passa, enquanto estiveres sentado na sanita, porque com a quantidade de fibra que estás a ingerir, são mais umas horitas diárias.
Temos que dormir oito horas e trabalhar outras oito, mais as cinco que usamos a comer, faz vinte e uma. Restam três horas, isto se não surgir nenhum imprevisto. Segundo as estatísticas, vemos três horas de televisão diárias.
Bem, já não podes, porque todos os dias devemos caminhar pelo menos uma meia hora (convém regressares ao fim de 15 minutos, senão andas mas é 1 hora!).
E há que cuidar das amizades porque são como uma planta: temos que as regar diariamente. E quando vais de férias também, suponho, senão as plantas morrem nas férias.
Para além disso, há que estar bem informado e ler pelo menos um dos jornais diários e uma revista séria, para comparar a informação.
Ah! E temos que ter sexo todos os dias mas sem cair na rotina: temos que ser inovadores, criativos, renovar a sedução. Isso leva o seu tempo. E já nem estamos a falar do sexo tântrico!! (a respeito disso, relembro:depois de cada refeição temos que escovar os dentes!).
Também temos que arranjar tempo para a maquilhagem, a depilação/fazer a barba, varrer a casa, lavar a roupa, lavar os pratos e já nem digo, os que têm gatos, cães pássaros e uma catrefada de filhos...No total, a mim dá-me umas 29 horas diárias, se nunca parares.
A única possibilidade que me ocorre, é fazer várias destas coisas ao mesmo tempo: por exemplo, tomas duche com água fria e com a boca aberta, e assim bebes logo os dois litros de água de uma vez.
Enquanto sais do banho com a escova de dentes na boca, vais fazendo o amor, o sexo tântrico, parado, junto ao teu par, que de passagem vê TV e te vai contando o que se passa, enquanto varre a casa.
Sobrou-te uma mão livre? Telefona aos teus amigos e aos teus pais!Bebe o vinho e a cerveja (depois de telefonares aos teus pais, vai fazer-te falta!). O iogurte com a maçã pode dar-te o teu par enquanto ele come a banana com a Activia.No dia seguinte troquem.
E menos mal que já crescemos, porque senão tínhamos que engolir mais umas Cerelacs e um Danoninho Extra Cálcio todos os santos dias. Úuuuf!
Mas se te restam 2 minutos, reenvia isto aos teus amigos (que temos que regar como as plantas) enquanto comes uma colherzinha de Muesli ou Al-Bran, que faz muito bem...
E agora vou deixar-te porque entre o iogurte, o meio melão o primeiro litro de água e a terceira refeição do dia, já não faço a mínima ideia o que é que estou a fazer porque preciso urgentemente de uma casa debanho.
Ah, vou aproveitar e levo comigo a escova de dentes...
"
P.S - Obrigada Miguel pelo e-mail, por te preocupares comigo e com a minha saúde, lol!

25.10.07

Parabéns Pedro Marques!

"O muno tornou-se mais colorido,
a minha vida mais rica
e o meu coração bate,
sente como nunca!
Contigo por perto,
SEMPRE!"

Parabéns amigo...obrigada pelas nossas longas conversas, pelos abraços sentidos, pela cumplicidade e sobretudo pela amizade de há 20 anos!

24.10.07

The 80's....na sala de profs do bloco Sul=:)

into-me mega nostálgica!Hoje a sala de Professores do Bloco Sul, tornou-se, sem saber muito bem porquê e como, num antro de revivalismo:)A culpa é do Domingos, que se lembrou de começar a cantar os anúncios dos anos 80 que passavam na TV.
Em menos de nada,já estava uma parte da sala a cantarolar"O boca doce é bom é bom é..."Chicória, Cevada e Centeio é a sua composição!Brasa é a bebida que aqueçe o coraçao";Diga Bom Dia com Mokambo, Mokambo...".Quando dei por mim, estávamos a ver o site do Mistério Juvenil, os anúncios das Bombocas e Corneto, a ouvir os ABBA e quase a chorar uns em cima dos outros!!!Pelo menos enquanto se esperava pelas reuniões de Conselho de turma, conseguimos regredir uns anos atrás e transformar uma hora morta de tédio, de uma forma muito engraçada.Olhei em meu redor e pude reparar na cara de cada colega individualmente e constatei que todos nós temos um passado de infância e adolescência( mediante a idade de cada)que foi marcado por músicas, produtos, desenhos e séries que fizeram as nossas delícias.
Escolhi esta música, porque espero que as minhas recordações desses tempos...não me deixem ser uma adulta enfadada!Quem não se lembra dos Communards?

Joana...Parabéns!


Joana...um beijo enorme!
É este sorriso que te caracteriza...que tens sempre disponível para um amigo.
Não o percas...não desistas dele e sobretudo cultiva-o!
Esta foto , se te lembrares, foi na passagem de ano de 06/07, quando andámos dentro do armário da Rita a vestir roupa dela e a sair em pose para a foto!
Adorei!!!!Tirei o Vitor da foto, porque a estava com um top da Rita muito curto...lol.
Um dia feliz, Amigona.

23.10.07

PCT, PCA, CEF, AP, CMA, NEE.

Burocracia....mais burocracia...montes de burocracia...Papéis..., Critérios...Planificações...Competências...enfim, tudo o que está associado também ao papel de professor fora da sala de aula.
Hoje tive uma reunião de PCA( vou passar a descodificar as siglas)- Percursos Curriculares Alternativos, para elaborar o PCT - Projecto Curricular de Turma e um dos Itens da ordem de trabalhos era a entrega das Planificações Anuais das disciplinas.
Eu leccionno duas: CMA - Cidadania e Mundo Actual e outra que lecciono em Par Pedagógico, AP - Área Projecto.
Depois de muito se falar, exprimir pontos de vista, debater e ouvir opiniões concluímos que seria importante reflectirmos sobre os Critérios de Avaliação a adoptar pois estes alunos são, na sua maioria alunos com NEE( Necessidades Educativas Especiais).
Este ano sinto que numa das escolas onde dou aulas, o conselho de turma, é bastante empenhado e trabalha activamente( a lembrar o meu antigo 7.ºA), o que me dá um grande entusiasmo.
Bem...vou preparar as minhas aulas para o CEF- CURSO DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO, na disciplina de CMA, mas este módulo dentro de Geog - Geografia.
Enfim....hoje sinto que fiz mais alguma coisa pelos alunos e sinto-me plena por isso.

22.10.07

Sol Baixo

"De quem eu gosto....nem as paredes confesso...e até aposto que não gosto de ninguém..."Mas confesso que gosto dos Açores, que tenho 1 casal de amigos, do ano passado em São MiGuel, uma grande amiga em Santa Maria e muitas histórias no Nordeste.
Este ano, por vezes, vejo um pouco da telenovela "Ilha dos Amores"e tenho que concordar com o nome e com as paisagens que passam da ilha.
Os Açores têm um encanto, que eu não consegui ainda encontrar na Madeira...Nos Açores vivi momentos que marcaram a minha vida, posso dizer que foi motor de viragem em torno de mim própria.
No Jantar de sábado, alguém me perguntava se voltava aos Açores:"Claro...e faria tudo igual, talvez com mais intensidade, com mais garra, com menos medo.Nos Açores, em Santa Maria....a vida não pára, ou pelo menos a minha não parou e ainda girou"!
Hoje quando abri o e-mail, tinha uma mensagem para aceitar para este Blog de um grande amigo que me recebeu com um sorriso na cara quando cheguei à escola, literalmente em pânico :) Foi com um aperto no coração, uma alegria infinita que me lembrei de uma canção do grupo dele,"Sol baixo....sol baixinho....!!" que muitas vezes, todos cantámos em alto e bom som, com a viola do Rafa e instrumentos por nós inventados, no café ou nas jantaradas.O nome da música acho que é mesmo Sol Baixo que também se não me engano é o nome do grupo... mas o refrão sei-o de cor, e hoje passei o dia a cantarolá-lo ecuando pelos corredores da Escola.HOJE ESTOU FELIZ!Obrigada JFONTES.
Saudades Mil para a Isabel e para o Luís( contem comigo....e com a jony)e para a Gaby( até à passagem ano, doidona!).

21.10.07

Atum óóóóóóó Chocolate :)

Ontem foi a vez do Jantar de colegas da nova escola...
Aliás das novas escolas!
Sem termos combinado os ingredientes dos pratos, o atum
foi o que marcou mais presença:
- Paté de Atum;
- Quiche de Atum;
- Tortelini de Atum...


O bolo de chocolate soube-nos que nem ginjas...
mas ainda pensámos que podia ter recheio de atum!!!!

A Madalena( aqui num pose não tão sexy...)professora do Canical, oriunda de Valongo e minha colega no Caramanchão trouxe o tintol e o sumito( para fraquinhhos).

O ponto de Interrogação, mais concretamente a Ana, profesora na Camacha,
colega de casa da Madalena...trouxe mais tintol e Suminho!


O Bruno, meu colega de grupo em Machico, oriundo de Viseu, trouxe a sua namorada Sónia e uma t-shirt dos Açores, de São Miguel....(que saudades).
Vieram munidos de :
- Linguiça enrolada em Bacon e queijo derretido;
- Queijo Fresco e Queijo amanteigado;
-Paté de Atum;
- Vinho Alentejano!

O Rolando é o meu Par Pedagógico no Caramanchão em Área - Projecto.
Professor de Ed.Musical, de Famalicão( fotocópia do RAFA), dá aulas em Machico e no Caramanchão e presenteou-nos com:
- Tortelini de ATUM!
Sobrou tanto que hoje vou dar um jantar de "RESTÔ".
A Eulália, colega de grupo de Geografia, oriunda da Régua,
teve a feliz ideia de trazer para variar o ATUM:
- BOLO DELICISOSO DE CHOCOLATE( e eu nem sou grande apreciadora...)
Tentou-se a todo o custo não falar da escola, mas de vez quando....zás!
Quando não se falava de escola a conversa descambava para o sexo!
Depois de "devorarmos"quase o bolo todo,acompanhado de vinho e café,
fomos até a um bar Irlandês no Caniço,
onde pudemos beber "D. pedro"feito de gelado de baunilha e licor da casa!!!!
Aqui a conversa foi muito mais erudita:Começámos pelo Chupar a Palinha( da bebida), passámos ao Alcorão, Países Desenvolvidos, Multiculturalismo, Arrumação e Gestores de Lar.
Adorei o Jantar foi muito DIVERTIDO:) :)




13.10.07

Os bons filhos a casa tornam...Já diz o ditado!

Desta vez foram os ex -Portomonizenses Prof's que se deslocaram ao mítico Gaivota
para um jantar convívio!
Bem vindo Falcão:)
Os recém pais também já estão na jantarada:Luis e Cristina.


A Liliana estava radiante...e o grupo quase concluído!
Faltava a Isabel e a Dulce que decidiu sentar-se no meio dos novos....

E as saudades não passam...

Precisámos de animação e fomos ver o Paulo Novo a Cantar no Moniz Sol.
Foi bom re-ouvir a música da Tuna de Bragança - Linda Princesa- na voz da Joana Novo.
Obrigada...fizeram-me soltar a lágrima.

Mas....há pessoas que não deixam ouvir nada...
E depois fazem destas cenas...
Na recepção de um hotel!!!:)

A Xana estava a preparar-se para ir cantar e para afinar a voz:CAIPIRINHA!
Ao lado, o colega Novo do Porto Moniz: Vasco.
A ele devo agradecer as fotos, pois a máquina é dele.

Paulo Novo e Joana Novo....sempre no seu melhor: Sorrir, Boa Disposição e Cantar!

Eu adoro Karaoke...e não resisiti a uma músiquinha com o Paulo!
Adorei o Jantar Pessoal e voltar ao Porto Moniz( já cantam os UHF!)

11.10.07

Tcharam....A dança "Aguenta Miuda"!

Esta não sou propriamente eu...mas estou muito perto!
Ok..falta-me o leque gigante :)
Tenho tanta cena para fazer que realmente só com um "vestidito" daqueles e uma dança"Aguenta Miúda"que vou conseguir chegar intacta até ao final do primeiro período.
Tenho 25 horas por semana...7 turmas em Machico, uma de CEF e outra de PCA no Caramanchão.
Mal conheço os meus alunos, nomeadamente os da escola de Machico, porque são 7 turmas de 7.º ano, com uma média de 25alunos por turma, apenas um bloco de 90m por semana.Ao contrário, no Caramanchão, tenho cerca de 30 alunos nas duas turmas e dou mais que um bloco por semana...Este ano tenho tantos alunos como os existentes na minha antiga escola.
Na turma de CEF dou uma disciplina nova - Cidadania e o Mundo Actual- e aos Percursos Curriculares Alternativos também, acrecido também de Área - Projecto.
Estou inscrita em duas acções de Formação - Pastas de Moldar - para trabalhar na AP e - Construçao de materias da disciplina e E-learning - ambas a realizar no Funchal, uma durante a semana, a outra aos sábados de manhã.
Inscrevi a escola no Projecto Eco - Escolas,tendo ficado responsável pelo mesmo, e tenho uma auditoria ambiental para fazer, reunir um conselho Eco - Escolas( convidar professores/alunos/funcionários/Rep de Pais/Direcção....) para elaborar um plano de acção para podermos candidatar-nos ao Galardão e à Bandeira Verde de 2007/2008.
Ainda queria fazer um curso de linguas...mas será que dou conta do recado!?
Este ano promete ser um grande ano...em trabalho(à pinha)!!!

9.10.07

Saudades tuas

Noites sem ti
Onde me perco
Procuro por mim
Na paixão do Incerto
E saber que me amas
Mas mesmo assim
Basta p'ra ti
Dizeres que sim
Mesmo quando eu vou
Gostares de mim
Pelo que sou

Deixa-me olhar
Deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites
Que eu passo sem ti(*2)

E sempre que eu te vejo
Perco-me na luz da noite
E sempre que eu te beijo
Fico sem medo do som

Noites sem ti
Onde me perco
Procuro por mim
Na paixão do Incerto
E saber que me amas
Mas mesmo assim
Basta p'ra ti
Dizeres que sim
Mesmo quando eu vou
Gostares de mim
Pelo que sou

Deixa-me olhar
Deixa-me perguntar
Se gostas de mim nas noites
Que eu passo sem ti(*7)

Além Mar - Deixa-me olhar

5.10.07

2.º Jantar Convívio em Machico - Portomonizenses:)

Bem...a vista da minha casa é sem dúvida a preferida de todos os meu amigos visitantes!!
O que é certo é que é mesmo fantástica e tranquila.

Hoje foi o 2.ºjantar em minha casa...desta vez com os Portomonizenses Profs:)
Como só tenho 7 cadeiras(tinha, porque o Vitor partiu uma....), 7 garfos, 7 pratos, 7 copos...
os jantares só podem ser por grupos de 7!
O jantar foi um quiche de atum e requeijão(feita por mim)e massa lacinhos com carne e cogumelos...Hummmmmmmmmmmmm!

A quiche estava tão boa( hehehhe) que a teresa não resistiu à segunda fatia e foi apanhada em flagrante.


A grande vantagem da minha casa ser numa zona muito alta(aliás, onde judas perdeu as botas)é que podemos comer "fora"...no terraço.
A Jony está a prestar atenção à conversa da Xana e do Zé...


Estranhamente o meu sofá deve ter um iman...já no jantar anterior, depois do café, o pessoal abancou no sofá "cor rosa"e não queria sair :)Este segundo grupo, obrigou-me mesmo a ver a telenovela da SIC, antes de irmos até Porto da Cruz - DINO'S BAR - beber uma poncha.


Obrigada pessoal pelo agradável serão de risada e cumplicidade.
Voltem sempre...a porta está aberta, basta trazerem botas de montanha :)
P.s ainda falta do Porto Moniz: Filipe e a Liliana;Paulo Novo e a Cina; Jorge e a Carolina, Arcádio e o Tó e claro a mulher que guiou o meu carro sem me conhecer - CATARINA!

Caramanchão...a escola mais pequena da RAM e onde lecciono.

"A Escola do Caramanchão é a mais pequena da Madeira; 23 alunos com carência estão nas mãos deles, dos professores
Aqui temos de estar muito perto dos alunos. A Escola do Caramanchão dispõe de 17 professores e funcionários para 23 alunos.
"Enquanto puder fico nesta escola, eu gosto de trabalhar com estes alunos e quero acompanhá-los até não poder mais". É com este entusiasmo, perseverança e dedicação que a professora Lídia Barros fala das aulas que lecciona na Escola do Caramanchão (Machico), onde faz de mãe, de educadora e de psicóloga. O Dia Mundial do Professor passou ao lado desta docente natural da Guarda, que foi destacada para a Madeira há sete anos. Foi colocada na Escola de Machico mas é no Caramanchão que quer ficar. Dá aulas de informática e de inglês a uma turma do 1.º ciclo com 10 alunos, todos eles casos de insucesso escolar. Lídia Barros tem o lugar assegurado numa grande escola, mas prefere abraçar a sua pequena causa na mais pequena escola da Madeira. Apenas 23 alunos estão matriculados na Escola Profissionalizante dos 2.º e 3.º ciclos do Caramanchão, situada numa das encostas verdes da cidade de Machico. O número de alunos não dá para encher duas salas. São rapazes e raparigas normais, oriundas do Caniçal, Água de Pena, Porto da Cruz e Machico. Em comum têm uma herança educativa e social pouco generosa. Lídia Barros já deu aulas a alunos de um nível excepcional, no 1.º ciclo. Agora, trabalha com os designados currículos alternativos, ensinando miúdos que têm dificuldades na leitura, na escrita e no raciocínio. As turmas são pequenas, mas isso não é um entrave para o rendimento pedagógico individual. Muito pelo contrário. "Eu acho que é bom e gostaria que fossem menos ainda porque, infelizmente, as dificuldades que eles têm são muitas e é muito complicado seguir um a um". Os miúdos estão divididos por duas turmas: uma com 10 alunos, matriculados no 5.º ano de cursos curriculares alternativos; e outra com 13, do 2.º e 3.º ciclos, no curso de educação e formação na área de floricultura e jardinagem. Depois, não faltam as disciplinas teóricas: português; inglês; informática; formação tecnológica; ciências naturais; cidadania e mundo actual; educação física; formação cívica; higiene e segurança no trabalho; e matemática aplicada. "Temos 12 professores a tempo parcial que leccionam várias disciplinas; temos ainda um monitor, um formador, duas auxiliares de acção educativa e uma cozinheira", enumera Carmelita Borges, directora daquela escola inaugurada em 1999.As actividades para os jovens com necessidades educativas especiais está ao cargo de Ana Luísa Almeida, natural de Abrantes. A sua adaptação à Região tem sido um processo simples. O recôndito sítio do Caramanchão é algo a que já está habituada. "Eu já dei aulas em Santana, na Ribeira Brava; vou sempre contra o trânsito", ironiza. A vontade de construir o futuro destes jovens passa pelos currículos alternativos. Para breve, os alunos vão ter formação em oficinas: carpintaria, azulejo e electricidade. Ser professor exige imaginação e um esforço diário para incutir vontade em aprender aos homens e mulheres de amanhã. Os pequenos saem da escola com certificados profissionais que lhes dão equivalência ao 9.º ano e habilitação para exercerem qualquer actividade na área da floricultura e da jardinagem. "Às vezes vê-se que eles precisam de falar, precisam de um colo ou de um berço que não tiveram", nota a professora Ana Luísa. Por isso é que os docentes são também psicólogos, educadores e pais dos alunos. A Escola do Caramanchão é uma espécie de abrigo onde todos aprendem com todos (professores e alunos). "Aqui eles estão muito mais protegidos", observa Joana Sousa, natural da 'cidade berço' (Guimarães), professora de matemática, de higiene e segurança no trabalho e de ciências naturais. "Aqui temos de estar muito perto dos alunos", complementa Carmelita Borges, directora da escola."

in - Diário Notícias, RAM, por Ricardo Duarte Freitas e Sílvia Ornelas

4.10.07

David Fonseca...no Funchal.

Sou uma fã do David Fonseca.
Já era, quando ele cantava no Silence For...

Gosto especialmente da sua voz, do tom harmonioso, das letras por vezes deprimentes
e sobretudo da sua postura em Palco.
Sem efeitos especias, sem grande tecnologia o concerto dado na Praça do Munícipio, no Funchal,foi fantástico!!
Tem ar de menino atinado, sorriso timido e olhar desconcertante...
Obrigada David, pelo momento de reuniao com os amigos e pela melodia no ar.




Por vezes quer ser rebelde e até consegue, com uns simples óculos escuros e a gola do casaco levantada para cima.


Cantou duas músida que adoro de um album que há uns tempos recebi"Our hearts will beat as one" - Adeus não afastes os teus olhos dos meus e Who are you :)
Adorei a parte do concerto, em que sozinho no palco,apenas com o orgão, tocou vários êxitos dos anos 90, onde conseguiu fazer com que o público cantasse frenéticamente.
Parabéns David!!!
Depois de um concerto fabuloso, de um jantar de reunião de amigos inclusivé com o FALCÃO,
nada como um resto de noite, ao som dos "copos de Martini Bianco" a 1€ no Sporting :)